segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Apesar de sua importância, os manguezais no mundo todo, são sacrificados em favor de salinas, tanques de carnicicultura, empreendimentos imobiliários, estradas, portos, hotéis, campos de golfe, plantações e morrem por um sem-número de causas indiretas: derramamento de óleo, poluição química, poluição das águas, excesso de sedimentos, rompimento de seu delicado equilíbrio hídrico e salino.



O manguezal é supermercado, farmácia e depósito de madeira de construção para a população pobre do litoral, ainda assim, essas florestas estão sendo destruídas dia após dia, uma das ameaças é a criação de camarões.



À primeira vista, o camarão pode parecer o produto de exportação perfeito para um país pobre de clima quente. Os países ricos estão sempre a procura desse crustáceo, e o mundo em desenvolvimento possui terra disponível e clima certo para criá-lo.



Um dos problemas é a criação de tangues de camarão , e o abandono desses tanques após alguns ciclos de colheita(para evitar surtos de doenças e queda da produtividade).os criadores mudam-se para novos locais onde destroem mais mangues.



Também existe a derruba de árvores para a extração do ranino, da casca e para fazer carvão. O mangue é alvo ainda da especulação imobiliária, que aterra suas áreas para a construção de casas, marinas e indústrias.



Existe, atualmente, uma grande preocupação com a qualidade da água, pois, como é de conhecimento geral marés, rios e lagos encontram-se em processo de degradação, com altos índices de substâncias prejudiciais à saúde humana e ao equilíbrio ecológico.



Outro aspecto importante é o lixo jogado em local inadequado tornando-se uma das principais fontes poluidoras, Em especial quando acumulado nos rios, canais e córregos, que impedem a passagem das águas, provocando entupimentos, assoreamentos e inundações nos períodos de chuvas; quando jogado nas encostas, provoca deslizamentos e assoreamentos dos cursos d’água; acumulado em terrenos baldios, produz um líquido denominado chorume, que polui o solo e contamina os lençóis d’água subterrâneos que abastecem os poços.



Em matéria publicada na revista National Geographic em 01 de fevereiro de 2007. È noticiado mais um fator alarmante em conseqüência da destruição dos mangues.



"A perda das florestas de mangue poderá ser catastrófica em aspectos que só agora estão sendo percebidos. Há mais de 25 anos Jin Eang Ong, professor aposentado de estudos marinhos em Pengang(Malásia), vem observando uma contribuição menos óbvia dos manguezais. Que papel essas florestas poderiam ter em uma mudança climática? Ong e seus colegas estudam o orçamento de carbono dos mangues – o balancete que compara todas as entradas e saídas de carbono no sistema de manguezal. E constataram que essas florestas são eficientíssimas consumidoras de carbono.



Absorvem dióxido de carbono e tiram o carbono de circulação, e assim reduzem a quantidade do gás causador do efeito estufa.



Converter florestas de mangue em tanques de camarão transforma-os de sumidouro em fonte de carbono. Fazendo-os devolver o carbono acumulado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho