segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Definição do manguezal

" De raízes fincadas no oceano, o mangue sustenta rica vida marinha e prospera onde outras árvores não podem sobreviver



Os mangues vivem no limite. Com um pé na terra e outro no mar, esses anfíbios botânicos ocupam uma zona de calor dessecante, lama e teores de sal que matariam em poucas horas uma planta comum. No entanto, os mangues constituem-se em ecossistemas complexos e dos mais férteis e diversificados da terra.



São característicos de regiões tropicais e subtropicais e estão sujeitos ao regime de marés. O manguezal está associado às margens de baías, enseadas, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rio com a do mar, ou diretamente expostas à linha de costa.



Embora sejam prolíficos no Sudeste Asiático, onde supostamente se originaram, há mangues no mundo todo – os estuários da costa brasileira são pródigos. A maioria dos manguezais situa-se a 30 graus do equador, mas alguns tipos resistentes se adaptam a climas temperados como os mangues da Nova Zelândia, distante do sol tropical. Mas, onde quer que os mangues vivam, uma coisa têm em comum: TALENTO PARA ADAPTAR-SE.



Cada mangue possui um sistema de ultrafiltragem que impede a absorção de boa parte do sal e um complexo sistema de raízes que lhe permite sobreviver na zona entremarés. Alguns possuem raízes chamadas pneumatóforos, ocas como um snorkel1, que se projetam sobre o lodo e permitem a respiração da planta. Outros usam raízes adventícias como escora para manter seu tronco ereto mesmo nos sedimentos moles da orla da maré.



No Brasil , os manguezais distribuem-se desde o extremo norte do Amapá até o município de Laguna em Santa Catarina, ocupando uma área estimada em 26000 km2, sendo composto por 6 espécies arbóreas típicas, pertencentes a 3 gêneros: Rhizophora mangle(mangue vermelho), Rhizophora harrisonii, Rhizophora racemosa, Avicennia aschaueriana(mangue preto, canoé), Avicennia germinans(mangue siriúba) e Laguncularia racemosa(mangue branco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho